segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Quando as luzes se apagam...

Existem momentos em minha vida em que Deus fala comigo (ou em que eu consigo ouvi-Lo) através de coisas corriqueiras como comer arroz e feijão, passear no shopping aos domingos ou fazer teatro.

Quando nos especializamos nalguma área, a tendência é perdemos um pouco a “fala normal” e começarmos a falar em códigos, expressões, simbologias, enfim, em termos técnicos desta área. Penso que Deus, sendo soberano, supremo e infinito, é o maior especialista, formado e graduado em todas as ciências existentes que, diga-se de passagem, foram criadas por Ele.
Deitada na cama, tentando vencer minha ansiedade para deixar o sono vir, ouvi Deus falar comigo mais ou menos assim:

“Filha... vejo que tu tens te esforçado tanto para fazer um bom espetáculo: Chegas horas antes, fazes aquecimento vocal e corporal, te concentras na persona que há muito tens ensaiado, repassas as falas frente ao espelho, te maquias magnificamente, vestes o figurino com todo o cuidado, tu nunca esqueces dos detalhes, por menores que sejam, a fim de que no final do espetáculo tua platéia te aplauda de pé, reconhecendo que o trabalho magnífico foi resultado do esforço excepcional que fizeste.

Entendo tudo que fazes, conheço teu coração e sei das tuas intenções. Mas quero te lembrar hoje, que não é o espetáculo que importa pra mim. Eu amo o artista. Meus olhos te vêem depois dos aplausos, quando a platéia vai embora, quando as luzes se apagam. Meus olhos te vêem no camarim, quando tiras teu figurino e maquiagem em lágrimas, porque muitas vezes o espetáculo não tem atingido tuas expectativas.

Tu esqueces querida, que além de diretor dos espetáculos da tua vida, Eu sou teu Pai, Teu Senhor, e teu melhor amigo. Acontece que muitas vezes tu me colocas como ator coadjuvante ou figurante.

Não se engane pequena, porque quando tudo acabar, os meus olhos vão te ver e te amar com o mais puro amor - O teu valor, não está no que tens ou fazes.

Hoje quero te convidar a retornar à posição de filha, a lembrar que eu posso – e quero – te fazer esquecer dos desentendimentos com outros atores, dos palcos ruins, dos espetáculos que deram errado, das dificuldades de decorar os textos...tu podes suportar TUDO se te mantiveres no lugar certo, se Eu for o centro da tua arte.

Quando as luzes se apagam, meus olhos continuam e continuam e continuam incessantemente a te olhar, a te esperar, a te entender, a te perdoar, a te amar. "

2 comentários:

  1. O melhor prazer que um ser humano pode ter nesta terra é despojar de toda sua formação (maquiagem, figurino, persona, etc) e grandeza para poder se jogar nos braços de alguém maior que tudo.
    As vezes é necessário chutar o "pau da barraca" do que mais amamos e entregar a Deus tudo o que mais gostamos de fazer. Afinal, tudo-é-vaidade/nada-faz-sentidojá dizia salomão em eclesiastes, e se alguma coisa faz sentido é dedixar com que Deus dê sentido à nossa formação e a nossa vida.

    ResponderExcluir
  2. Eu passei por isso também, eu abandonei o teatro secular por amor a Ele...
    Não era o que Ele queria pra minha vida.
    Quando eu voltar a subir em um palco não será por mim, mas por Ele, para honra e glória ao Nome Dele...

    ResponderExcluir